É Tudo Culpa do Chaves

fa57296c455387b8e9943123e7eab293--mexican-fiesta-jaydenNão, você não leu errado, eu escrevi Chaves mesmo. O Flamengo hoje é como a vila do Chaves, e cada torcedor é um Sr. Barriga, Seu Madruga, Dna. Florinda, Prof. Girafales, etc.

Centro-avante perdeu gol debaixo da trave? Culpa do Zé Ricardo. O reserva entrou e perdeu outro mais feito ainda? Culpa do Zé Ricardo. O craque do time perde pênalti? Culpa do Zé Ricardo. Perde bola decisiva nos minutos finais de um jogo empatado? Culpa do Zé Ricardo! Jogador leva cartão infantil? Culpa do Zé Ricardo. Jogador dá carrinho irresponsável no campo de ataque e é expulso? Culpa do Zé Ricardo. O Corinthians ganhou? Culpa do Zé Ricardo!

Foda-se o que aconteceu, a culpa é do Zé Ricardo. Os torcedores abusam da óbvia falta de “nome” do Zé para jogar suas frustrações em cima dele. Ouço torcedores dizendo: “se fosse o Cuca teria feito isso!”, “se fosse o Renato Gaúcho teria feito aquilo!”. Agora, além de folclóricos geraldinos, tornaram-se videntes. Funciona da seguinte maneira: os caras têm uma ideia leiga qualquer sobre o jogo e, porque o treinador não a executa, deduzem que ele, o treinador profissional que é burro. Ficam possessos e surtam diante da TV, e com razão, afinal, a ideia que ele teve, certamente é a mesma que o Tite ou o Cuca teriam. Como ele sabe tudo de futebol e é páreo para o Cuca como treinador, obviamente que ele tem o direito de xingar o Zé Ricardo que é uma mula como técnico e deveria trabalhar como corretor de imóveis. É uma doença cômica, mas ao mesmo tempo irritante.

Irritante porque o cara, entre erros e acertos, como todo ser da espécie humana na história da existência animal, tem feito um excelente trabalho. Hoje o Flamengo é um time que majoritariamente detém a posse de bola, seja jogando em casa, seja em campo adversário. Hoje o Flamengo tem uma proposta clara de jogo, assim como o Corinthians, que esses mesmos torcedores veneram. O detalhe é que a proposta do Flamengo não é retranqueira como a dos paulistas.

Mas eu me pergunto: se choveu no dia do jogo e a culpa obviamente é do Zé Ricardo, estar na semi-final da Copa do Brasil, estar confortavelmente na zona de Libertadores e seguramente garantido na competição em 2018, estar classificado antecipadamente para as oitavas da Sulamericana (lembra que o time do Zé Ricardo meteu 5 no adversário fora de casa?) também deveriam ser “culpa” dele, não?

Não vou gastar mais saliva falando grego pra quem só entende latim. Apenas lembro a todos que desejam ver seu clube realmente grande e expressivo no cenário mundial, que o Barcelona não troca de técnico no meio da temporada, e dificilmente substitui um treinador antes de seu contrato terminar. Por que? Por estabilidade no ambiente de trabalho, sequência de projetos e o não pagamento de multas. Se odeiam tanto assim o Zé Ricardo, pressionem a diretoria do Flamengo para que não renove o contrato dele. Pensem grande. Pensem Flamengo.

 

Forte abraço, PMA

2 comentários sobre “É Tudo Culpa do Chaves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.