Não é Só Futebol

O esporte, tradicionalmente, nos presenteia com personalidades. Algumas polêmicas, outras carismáticas, outros grandes ídolos, etc. Abelão é uma destas figuras. O treinador tem lugar cativo no coração de colorados e especialmente tricolores cariocas, e há algum tempo também conquistou o respeito da mídia e de boa parte do torcedor brasileiro. Em parte por sua comprovada competência, mas também por sua maneira espontânea e seu currículo “limpo”, sem “disse me disse”, acusações de traições, falta de ética e essas fofocas que volta e meia ocupam os noticiários do futebol.

A questão, no entanto, não é sua “ficha limpa” que, tenho certeza, tanto no futebol como em outras áreas, pessoas igualmente dignas também ostentam. A questão é o quão “humano” um ser humano pode ser. E não me refiro, absolutamente, a ele Abel Braga. Ele é um vencedor, um homem financeiramente abastado, que trabalha por prazer ou desejo de superação.

Em um esporte de rivalidades acirradas como é o futebol, uma torcida inteira de um clube rival dedicar um momento a aplaudir o treinador da equipe adversária é, deveras, um momento de afago. Traz esperança no ser humano.

Teoricamente, o esporte deveria ser uma espécie de ‘refugo’ da sociedade contemporânea, onde o amor altruísta e a virtude são as únicas regras normativas, e não as leis de mercado. Desta forma, o esporte seria uma grande inspiração e ao mesmo tempo fonte de alívio para as pessoas em todos os tempos em qualquer período de suas vidas.

Se isso era utopia, hoje a torcida do Sport Recife mostrou que é possível tornar real.

 

Forte abraço, PMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.