O Botafogo é Gigante!

Botafogo-x-Flamengo-1Sem encheção de linguiça, o jogo de hoje só serviu a um único propósito: ratificar a grandeza do Botafogo. Hoje o Flamengo foi um mero coadjuvante. Os atores da noite foram o Botafogo, sua torcida, seu estádio e sua Glória.

O resultado da partida pouco importava desde muito antes de a bola rolar. O conteúdo técnico ou tático também. Rueda? Quem é este?! É uma disputa dita de 180 minutos mas que, na real, só terá mesmo os próximos 90 como disputa e decisão da vaga.

Hoje o Botafogo mostrou para o Rio de Janeiro e para o Brasil que não é um clube que se apequenou, como insinuam alguns críticos e céticos desde a virada do século. Gigantes não encolhem. Às vezes caem e até mesmo adormecem, mas sempre podem se reerguer.

Jogar em casa contra seu maior rival e com todas as implicações do tradicional ‘jogar em casa’ tem um valor simbólico especial para o botafoguense na noite de hoje. O Niltão, aquele estádio que diziam ter nascido frio, hoje tem alma alvi-negra, respira Botafogo. A torcida que diziam não existir mais e sequer comparecer aos jogos, canta mais alto do que nunca, intimida qualquer adversário.

O gigante despertou. Já era tempo! Desconfiávamos disso desde o início do ano, e sabíamos desde a confirmação do epíteto “exterminador de campeões”. Mas hoje foi o dia da consagração. Ninguém sabia o placar que o jogo teria ao final, mas o botafoguense sabia que isso pouco importava. E no final, os deuses do futebol conspiraram à favor, e o placar foi o mais inexpressivo possível, como quem diz: ‘não quero chamar a atenção pra não atrapalhar a principal atividade do evento’.

Hoje, pela primeira vez na história, à exceção de São Januário, o Flamengo jogou fora de casa no Rio de Janeiro. Sequer pode ouvir sua torcida que estava presente. E o responsável por isso foi o Botafogo.

O Botafogo disse em alto e bom tom: dessa linha pra dentro é Botafogo. Quem quiser entrar, é por sua conta em risco.

Hoje, os clubes brasileiros podem incluir formalmente “encarar o Botafogo no Nilton Santos” naquela lista de pedreiras que tem alguns membros VIP’s como “Grêmio na Arena” e “Atlético no Horto”.

Viva o Botafogo! Viva o futebol carioca! Viva o futebol brasileiro!

Ahh, a semi-final? Já falei, isso vai acontecer só semana que vem.

 

Forte abraço, PMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.