Eu Sou Mulambo, Mas Sou Honrado!

42“Eu sou mulambo, mas sou honrado

Eu sou mulambo, o meu manto é sagrado”

– Maestro Junior

A altivez por parte da torcida do Botafogo neste confronto foi a centelha de que precisávamos. Nossos adversários nunca entenderam que subestimar o Flamengo e colocá-lo como desafiante é dar a faca e o queijo em nossas mãos para chegar “chegando”. Bem como o oposto também é verdade: coloque uma dose extra de favoritismo e tudo desanda pela Gávea. Mas o favoritismo se foi e tudo que nos resta agora é, confortavelmente, da posição de desafiantes, provar para nós mesmos que somos mais do que estão dizendo por aí. E isso, meu caro, NINGUÉM faz melhor do que nós.

Este time do Flamengo, sem muita estratégia de jogo – também pudera, o treinador nem português fala ainda – dependente do talento individual dos seus jogadores para vencer a boa marcação adversária, este Flamengo que a mídia evita citar quando fala nomes de clubes que apresentam bom futebol a nível nacional, este Flamengo que é mais camisa que time… este é o Flamengo do povo. O Flamadri idealizado pelos dirigentes teve seu esboço apresentado no início deste ano, e os torcedores ficaram perdidinhos, sem entender nada. Não à toa xingaram tudo e todos com o time em 5° no brasileiro, jogando bom futebol e classificado na Copa do Brasil e Sulamericana.

Já o Flamengo de ontem à noite é um velho conhecido do carioca. É esse o Flamengo que o geraldino está acostumado e gosta de ver, mesmo sem ter mais a sua boa e velha geral. É este o Flamengo que o arquibaldo empurra com todo o gás de seus pulmões e cheio de orgulho, mesmo não havendo mais arquibancadas no Maracanã, que de Maracanã mesmo só carrega o nome.

O Flamengo fez às pazes consigo mesmo e com sua torcida. E não precisou jogar bola pra isso. Bastou apenas ser ele mesmo. Se vai ganhar ou não, é outra história. Mas temos um troco pra dar no Cruzeiro de uma final de Copa do Brasil, e o ventou começou a soprar à favor no momento mais decisivo.

O projeto do Flamadri segue nos bastidores, mas para uma sequência sadia é bom que se levante ao menos uma das duas taças possíveis no ano, se não as duas. E para isso acontecer, o Flamengo vai precisar apenas ser o bom e velho Flamengo. E agora, como desafiantes, enfrentando favoritos, ficou mais fácil para nós.

 

Forte abraço, PMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.