Amizade de Verdade

Amizade-verdadeira-1200x803Dizem que amizade verdadeira existe quando se pode confiar de olhos fechados no outro. Os dicionários falam em simpatia e afeição para referir-se a amizade. Há também aqueles que definam amizade como a aproximação de pessoas com gostos semelhantes. Eu, porém, chamo a tudo isso de interesse. Todas estas definições falam de como eu ‘subjugo’ o outro a meus sentimentos e como a posição em que o coloco (e ele se permite ficar) em relação a meus interesses definem a amizade ou não-amizade.

Segundo o filósofo francês Gilles Deleuze, amizade é encontro de consciências. É o oposto da ‘coisificação’ do outro. Trata-se de algo mais profundo, porém, de igual modo mais simples que as definições sugeridas pelo google.

O encontro de consciências se dá quando eu reconheço o charme do outro. Este charme nada tem de sexual ou afetivo, mas é parte da singularidade existencial de cada pessoa (ser), como o ‘estilo’ de um artista.

Veja, minha mãe é designer. A arte corre em suas veias. Sempre pintou e desenhou até mesmo nas paredes da casa. Sempre fez arte de forma virtuosa, isto é, a arte por ela mesma, a arte com fim do fazer arte. Em dado momento, se deparou com a obra da pintora Beatriz Milhazes. Houve identificação imediata. Esta identificação com o estilo de outro artista nada mais é que um encontro de consciências.

Quando nos identificamos com o estilo de um artista, nossa consciência se aproxima da dele, e é exatamente o que acontece entre pessoas fora do universo da arte. Deste modo, quando encontro uma pessoa que reconhece o meu charme e eu o dela, nasce uma amizade.

Em uma amizade não há necessidade alguma de concordância para gostos de alimentação, estilo de roupas ou posições políticas. Isso tudo é irrelevante. O que caracteriza a amizade verdadeira é a sintonia entre as consciências. Pelo olhar do outro, já sei o que esperar. Pelo timbre de sua voz, sei o sentimento que está transmitindo.

Para que tenhamos amigos verdadeiros precisamos romper com o vício da coisificação do outro. Só então estaremos aptos e abertos para o encontro de consciências, que pode acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar, com qualquer pessoa.

 

Forte abraço, PMA

2 comentários sobre “Amizade de Verdade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.