Você Sabe o Que é Validação Emocional?

catarse1Algumas vezes os relacionamentos em família podem ser difíceis para os mais sensíveis emocionalmente, criando disfuncionalidades dentro do lar. Não raro, isto se dá em pequenos detalhes.

Uma vez uma amiga contou ter sido vítima de um sequestro relâmpago e assaltada por um jovem com uma mochila dentro de um shopping na Barra da Tijuca, bairro nobre do Rio de Janeiro. Após o ocorrido, ao chegar em casa, procurando ainda descobrir qual era seu estado emocional, ao relatar o ocorrido para marido e filhos, estes a cobriram de repreensões sobre sua falta de reação. Óbvio que eles expressaram preocupação, mas a partir deles mesmos e apenas com a situação, sem atentar para o lado emocional dela, que estava em frangalhos. Tudo o que ela precisava era de um abraço.

Atitudes como essa invalidam o emocional do familiar, e o encurralam de tal modo a, em casos extremos, sentirem-se não merecedores do direito de ter emoções. Veja, reconhecer as emoções do outro como expressão autêntica de sua própria visão de mundo e de seus sentimentos não significa concordar nem dar razão, significa apenas validar as emoções dele. As emoções é que são validadas, não as condutas.

A validação emocional é a habilidade de aceitar e reconhecer os sentimentos das outras pessoas – especialmente os familiares – como importantes. Validando a emoção de nosso cônjuge, irmão, primo, avó, etc, estaremos demostrando que nos importamos com o sofrimento deles.

Validando as emoções de nossos entes queridos, estaremos os aproximando de nós e vice-versa, fortalecendo nossos laços e ajudando-os inclusive a se aceitarem e compreenderem melhor.

 

Forte abraço, PMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.