Como Ajudar a Sociedade?

Hand prints

Para a esquerda você não é capaz de nada. Absolutamente nada. E assunto encerrado. Simplesmente porque eles acreditam que se você possui bens, jamais fará uma doação voluntária; e se você não possui, jamais conquistará de forma honesta e independente.

Por isso eles pregam a tal “justiça social”, também conhecida como socialismo. Ou seja, pessoas iluminadas (os governantes) forçarão os ricos a transferir riqueza para os pobres, enquanto você apenas cumpre o papel de renovar o poder desses “anjos da guarda”.

Acontece, meus caros, que em 1776 um atrevido filósofo e economista escocês resolveu lançar um livro. Era coisa boba, nada demais. Tratava-se apenas do resultado de uma pesquisa que ele fizera na Universidade de Glasgow, na Escócia, sobre a natureza e as causas das riquezas das nações.

Sabem o que ele queria com o livro? Explicar os fundamentos da ciência econômica de uma forma simples e direta para quem, na época, não fazia faculdade. Era só isso. Então ele escreveu que

“Buscando obter ganhos financeiros, uma pessoa ajuda mais a sociedade do que se resolver se dedicar a ajudar os outros.”

Pronto. Mesmo sem saber, ele estava declarando guerra aos socialistas de todo o mundo. Não apenas daquela época, mas de todas as posteriores, até os dias atuais. “Como assim, alguém ousa dizer que uma pessoa faz o bem para outros buscando o lucro?”.

O resultado dessa pesquisa de Adam Smith, publicado no livro que ficou conhecido como “A Riqueza das Nações”, deu origem ao que se conhece como Teoria da Economia Moderna, e academicamente jogou por terra a tese do socialismo e da sua economia planificada.

No entanto, muitos historiadores esquerdistas ocultam a obra de Smith pra continuar reverenciando a “justiça social”. Por isso é correto afirmar: nem todo esquerdista sabe quem foi Adam Smith, mas todo esquerdista odeia Adam Smith.

 

Texto de Wilson Oliveira

 

Ao que pergunto: onde está a alegada justiça social em lugares de desonestidade intelectual?

 

Forte abraço, PMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.