Crise Demográfica? Japão 7 x 1 Brasil

23517806_1538098389592196_6554399029725844960_nO Japão é um país velho… e rico. O Brasil será, muito em breve, um país velho… e pobre. O pior dos mundos: velho, pobre. Sem futuro e com um passado sem orgulho.

Um tal bônus demográfico responde por boa parte da questão. Chamo de TSUNAMI demográfico o caso do Japão, para honrar seu passado milenar, e de CARNAVAL demográfico para expor a nossa vergonha.

O tsunami demográfico nipônico ocorreu entre os anos 50 e 90, quando o número de trabalhadores entre 15 e 64 anos era uma fração bastante superiora ao número de pessoas dependentes, que são as pessoas até 14 e maiores de 64 anos.

Sobrava dinheiro. Os juros despencaram. E o que fez a população e o governo-do-sol-nascente?

Investiram na indústria de base, na de produção e na infraestrutura. São 18.000 km de estradas de ferro, 10.000 km de estradas expressas, mais de 100 portos. Inventaram ou foram pioneiros de conceitos produtivos como o just-in-time, 5S e Jidoka (automação com um toque humano), uma espécie de fordismo avançado.

Evoluíram na indústria naval, automotiva, férrea, cosmética, farmacêutica e outras, com mais de 320 mil patentes depositadas somente em 2014. Hoje, são líderes mundiais na manufatura de carros (Toyota), informática, eletrônica, jogos.

Já na terra de Santa Cruz…

O carnaval demográfico teve seu auge entre 1995 e 2010. E o que fizemos?

Poupamos ou investimos a longo prazo? Não. Avançamos em infraestrutura? Não, pelo contrário, regredimos. A educação básica e/ou superior melhoraram? Em absoluto.

Gastamos tudo como se não houvesse amanhã. Mas o amanhã é o hoje. Já chegou, e rápido. Desperdiçamos nosso futuro em uma “revolução” que só existe na cabeça dos “regressistas”.

Para mim, revolução é evoluir diariamente.

Nosso futuro não é vermelho, mas está negro.

 

Texto de Rodrigo Borobia

 

Forte abraço, PMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.