Dia da República

15-de-novembro-proclamacao-da-republiquetaHoje (ontem) é dia de falar da república brasileira, não é mesmo? Então vamos aos fatos.

Dia 15 de novembro de 1889 nascia uma nova era para o Brasil. A era da inveja, da incapacidade, da pobreza, da queda, do fracasso, da vergonha, do vira-latismo.

Impressiona, impacta, entristece, envergonha e humilha estudar o que éramos na época do Brasil Império e no que nos transformamos assim que a república foi “proclamada”.

O povo brasileiro, que estava satisfeito com a sua monarquia, foi engolido por setores da sociedade que sempre se intitularam como progressistas (cujo progresso visado só existia para eles!) quando da queda monárquica.

Não é coincidência que justamente esses que estão no comando da política brasileira, do sistema jurídico e dos grandes meios de comunicação sejam justamente os setores da sociedade que agiram para derrubar a regência de Dom Pedro II.

Éramos uma monarquia mais respeitada pela Europa que a própria Casa Real portuguesa; não éramos visto de forma alguma como colônia, até porque tínhamos um crescimento econômico que se equiparava ao dos Estados Unidos – e éramos a maior autoridade da América Latina.

Hoje viramos um país de cartas marcadas, da canalhice política, da sem-vergonhice, da troca de favores, da corrupção, do mar de lama, um “anão diplomático”.

Tentam enfiar nas nossas goelas ano após ano que o 15 de novembro é uma data para nos orgulharmos, mas não explicam do quê, porque na verdade não há nada para sentirmos orgulho.

Pátria é outra conversa, algo que não deve ser confundido com república. No Brasil Império, aliás, a pátria era muito mais valorizada, passando a ficar esquecida justamente a partir 1889.

Texto de Wilson Oliveira

 

Para o próximo ano, vou sugerir uma pizza no lugar das bananas na mão do Marechal, para o chargista.

 

Forte abraço, PMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.