A Ideologia Que Mudou Nossas Mentes e Crenças – A Escola de Frankfurt

53aecafd6a7e2

A Escola de Frankfurt

Outra organização importante, que deve ser abordada, para nos dar subsídios mais à frente, é a chamada “Escola de Frankfurt”. Composta por intelectuais esquerdistas, também conhecida como “Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt”, foi fundada em 1920 na Alemanha, onde prosperou durante a decadência do período de Weimar, aumentando e alimentando-se da decadência e estendendo sua influencia pelo do país.

Com a ascensão de Adolf Hitler ao poder, como Chanceler em 1933, os partidários esquerdistas da Escola de Frankfurt fugiram da Alemanha para os EUA, onde se fixaram na Columbia University. Tal como é característico de tais homens, eles retribuíram a dívida aos EUA, por os ter protegido da brutalidade nazista, virando sua atenção para o que eles consideravam as injustiças e as deficiências sociais inerentes do sistema e da sociedade.

Imediatamente eles começaram a construir um plano para levar a cabo uma reforma revolucionária nos EUA. O estabelecimento do Instituto se deu pelo encantamento de Félix Weil, filhinho de papai, de uma família arquimilionária, pela vitória do bolchevismo na Rússia em 1917. Já de inicio o próprio nome era uma camuflagem, pois o original era “Instituto para o Marxismo”. Foi iniciado em 1922 num seminário o Erste Marxistiche Arbeitswoche, com a finalidade de juntar diferentes correntes marxistas. Compareceram, dentre outros, George Lukács, Karl Korsch, Karl August Wittfogel Friedrich Pollock.

Dentre seus mais importantes pensadores destacamos:

Max Horkheimer – Determinou que a aliança profunda dos americanos com à família tradicional era um indício da inclinação nacional para o mesmo sistema fascista de onde eles tinham fugido. Explicando a conexão entre o fascismo e a família americana, Horkheimer declarou: “Quando a criança respeita na força uma relação moral e aprende deste modo a amar o que sua racionalidade reconhece como sendo um fato, ele experimenta o seu primeiro treino do relacionamento autoritário burguês.” A família tradicional patriarcal é, portanto, segundo Horkheimer, terreno fértil para o fascismo, e as figuras autoritárias carismáticas, homens tais como Hitler e Mussolini, são beneficiários da “personalidade” autoritária instigada pela família tradicional e cultural;

Theodor W. Adorno – Adorno e sua equipe de pesquisas anunciaram que a América estava pronta para ser tomada pelos seus próprios fascistas domésticos. Não só a população americana era irremediavelmente racista e anti-semita, como tinha uma visão demasiadamente complacente com figuras autoritárias tais como os pais, os policiais, o clero, os líderes militares, e assim por diante. Os americanos estavam também demasiado obcecados com coisas “fascistas” tais como a eficiência, o asseio, e o sucesso, uma vez que estas qualidades revelavam, internamente, uma “visão pessimista e desdenhosa da humanidade”, uma visão que, segundo Adorno, levava ao fascismo;

Através da distorção absoluta tal como encontrada nos escritos de Horkheimer, Adorno, e nos escritos de outros luminares da Escola de Frankfurt, as estruturas da família tradicional e da virtude tradicional foram seriamente colocadas em causa e a confiança nelas atenuadas. Os oficiais governamentais eleitos, bem como os burocratas, contribuíram para este problema através das políticas fiscais que penalizaram a família tradicional ao mesmo tempo que subsidiaram modos de vida anti-tradicionais.

 

Texto de Carlos Santos da Cruz

 

Forte abraço, PMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.