Uma Questão de Lógica

logicadeprogramaçãoEm tratando-se de lógica elementar, é capital definirmos os três atos da mente.

Todo pensamento é composto, em primeiro lugar, de conceitos. Estes conceitos que a maioria de nós internalizamos de modo acrítico, são como amor, dor, avareza e uma infinidade de outros, mais ou menos complexos em suas definições.

Quando nos comunicamos – falamos, principalmente – manifestamos os conceitos contidos em nossos pensamentos.

Esses conceitos se expressam gramaticalmente por meio de palavras ou locuções, mas que os lógicos denominam termos, e este é o 1° ato.

Os termos formam o sujeito e o predicado das sentenças declarativas, e estas os filósofos têm uma ‘tara’ por chamar de proposições. Este é o 2° ato.

O 2° ato – ou proposições – formam as premissas e a conclusão dos argumentos que, por fim, são o 3° ato.

Os termos podem ser claros ou obscuros, mas em si mesmos não são verdadeiros nem falsos. As proposições ou são verdadeiras ou falsas, ao passo que os argumentos, ou são logicamente válidos, no caso de a conclusão seguir-se necessariamente das premissas, ou são inválidos, caso isto não aconteça.

Tomemos como exemplo o argumento de Descartes “Eu existo”. Os termos “eu e “existir” não são nem verdadeiros nem falsos, pois, apenas “denunciam” o conteúdo da proposição. Esta sim [a proposição] pode ser falsa ou verdadeira, mas somente mediante a validação (ou não) dos argumentos.

“Eu existo”, além de proposição, é também [neste caso] a premissa e a conclusão do argumento. Portanto, só me falta conhecer o argumento:

Segundo Descartes, absolutamente tudo pode ser falso – inclusive nossos corpos, que podem ser parte de uma ilusão. Porém, mesmo que tudo seja falso, o fato de eu ter estas ideias (mesmo que esteja enganado) é a prova irrefutável de minha existência. Se eu não existisse, não poderia pensar.

A conclusão [Eu existo] segue necessariamente da premissa através do argumento. Seu argumento é válido, logo, sua proposição é verdadeira.

É pura lógica.

 

Forte abraço, PMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.